segunda-feira, 28 de maio de 2012

Epidemia Ransomwares

Ransomware é um tipo de malware que tem como característica, o bloqueio do sistema operacional da vítima, cobrando algum tipo de resgate para liberação .
Na realidade trata-se de um golpe, pois a vítima irá pagar uma quantia em um suposto 'resgate' e ao fim não receberá nenhuma senha.

Nos últimos meses peguei diversos exemplos deste tipo de ameaça:



Estes arquivos vem geralmente camuflados em e-mails com anexos maliciosos, normalmente fazendo referência a alguma notícia recente, uma vez executado no sistema, a anomalia altera o registro do sistema operacional, bloqueando totalmente o acesso a ele.

Russian Ransomware:


 France Ransomware:


É ainda distribuído por criminosos, como "software" para reparo e/ou diagnostico de algum erro no sistema:



 Execução software falso para reparo no Hard Disk:


Os indíces de infecção deste tipo de ameaça no Brasil, são bem baixos, mas com o crescente surgimento de novos ransomwares no exterior, nada impede que este cenário seja modificado nos próximos meses, por isso a melhor prevenção contra esta praga, é a realização periódica do  procedimento de backup dos arquivos do sistema, bem como manter sempre atualizado o antivírus e evitar clicar em links suspeitos ou abrir e-mails de procedência desconhecida.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  


Nenhum comentário:

Postar um comentário